PayPal Sandbox: Ambiente e Criação de Contas

Para utilizar nosso ambiente de homologação e efetuar os testes de sua integração é necessário usar uma conta PayPal em produção para se logar na área de Developers, esse procedimento não tem custos e com isso é possível gerar contas de testes, credenciais de acesso e efetuar transações em ambiente de homologação (testes).

Este guia está dividido em cinco tópicos

1 – Conta PayPal de Produção: inicie criando uma, caso ainda não possua

2 – Ambiente Developers para criação de contas Sandbox de testes

3 – Criação de conta Business (vendedor) para testes

3.1 – Obtendo as credenciais de acesso á API

4 – Criação de conta Personal (comprador) para testes


Conta PayPal de Produção: inicie criando uma, caso ainda não possua

Se você já tiver uma conta PayPal, pule para o passo 2. Caso você ainda não possua uma conta PayPal, antes de qualquer coisa é necessário a criação de uma, para isso entre no seguinte endereço: https://www.paypal.com.br, e clique no botão “Criar conta”.

createaccount

Em seguida você será redirecionado para a página de criação de contas onde deve escolher entre criar uma conta pessoal (Personal) ou uma conta empresarial (Business). Ambas podem ser utilizadas para efetuar o login no ambiente do Developers PayPal.

createaccount1
createaccount2

Ambiente de Developers para criação de contas Sandbox de testes

Após sua conta PayPal em produção ter sido criada, você já pode utilizar nosso ambiente de desenvolvedores, e começar a criar suas contas de testes. Para isso use a seguinte URL: https://developer.paypal.com/, e clique no botão “Log In”.

developer01

Será aberto uma página onde você deverá entrar com os dados de sua conta PayPal.

login_screen

Após o login, você pode reparar que o botão de “Log In” foi alterado para “Log Out”, que indica que você ja esta logado nesse ambiente.

img002

A seguir você deve clicar em “Dashboard”.

developer03

E na tela seguinte clicar na opção “Sandbox > Accounts”,

developer04

Feito isso você poderá visualizar todas as suas contas de testes criadas anteriormente, como neste caso a conta é nova não será exibida nenhuma conta de teste.

developer05

Para a criação das contas de testes, você deve clicar em “Create Account”.

developer06

Criação de conta Business (vendedor) para testes

Após a página ser carregada você irá notar que um formulário de criação de contas será aberto. Nesse formulário, no campo Country, selecionamos a opção Brazil, como na imagem abaixo.

developer07

Em seguida, vamos selecionar o tipo de conta de teste que deseja criar, Personal, para o comprador, ou Business, para o vendedor.

developer08

Os próximos campos, Email address, Password, First Name e Last Name devem ser preenchidos de forma que fique fácil identificar a conta de teste, entre as outras contas.

developer09

O próximo passo é definir os métodos de pagamento. Esses campos afetarão diretamente os testes, no caso do comprador, mas no caso do vendedor, podemos preencher esses campos com qualquer valor.

developer010

Após o preenchimento das informações requeridas no formulário, clique em “Create Account”.

developer011

Pronto sua conta de testes empresarial foi criada. Se voltarmos até a lista de contas e clicar no link Profile, veremos que a conta já está verificada.

developer012
developer013

Obtendo as credenciais de acesso á API

Ainda na janelinha que se abre ao clicar no link Profile, vamos selecionar a aba API Credentials.

developer014

Essas são as credenciais da API para essa conta de vendedor. Utilize-as sempre que estiver fazendo uma integração com Express Checkout ou APIs clássicas do PayPal.

Criação de conta Personal (comprador) para testes

As contas de comprador seguem exatamente o mesmo fluxo demonstrado acima. A única diferença é que, no momento do preenchimento do formulário, selecionaremos Personal, em vez de Business. Vamos até a lista de contas e clicamos no botão “Create Account”:

developer06

Em seguida, selecionamos o país do cliente.

developer07

E, finalmente, selecionamos o tipo da conta. Nesse caso, escolheremos “Personal”.

img015

O próximo passo é preencher os campos de email, senha e nome do comprador. Claro que você poderá preencher com qualquer nome que quiser, mas é importante notar que as contas de comprador serão amplamente utilizadas durante os testes no Sandbox. Por isso, é interessante utilizar identificadores para cada tipo de conta. Por exemplo, abaixo utilizei comprador_cs identificando um comprador com saldo.

img016

Após o preenchimento do formulário, apenas clique no botão “Create Account”.

img017

Se voltarmos para a lista de contas, veremos a nova conta de comprador:

img018

Clicando no link “Profile”, veremos que a conta do comprador já está verificada:

developer020

Apenas lembre-se de, ao criar contas de teste de clientes, de utilizar nomes identifiquem o propósito da conta durante os testes. É interessante ter uma conta para cada cenário que será testado, então, para facilitar, utilize identificadores como, por exemplo, os descritos abaixo:

Identificador Significado
comprador_cs Identifica um comprador com saldo em conta
comprador_cc Identifica um comprador com cartão de crédito
comprador_rv Identifica um comprador com revisão de pagamento habilitada
comprador_tn Identifica um comprador com teste negativo habilitado

Pronto! Suas contas de testes estão criadas e configuradas e você já pode começar a fazer os testes de integração. Para mais informações sobre como testar as APIs no Sandbox, veja o artigo Testando as APIs PayPal no Sandbox.