Dúvidas Frequentes

Abaixo, compilamos uma lista de perguntas frequentes, com suas respectivas respostas. Caso sua dúvida não conste nessa lista, você poderá utilizar a seção Outras Referências para obter ajuda.

  1. 1. Qual a forma mais simples e rápida de adicionar PayPal como solução de pagamentos?
  2. 2. Adicionei um botão de pagamento com várias opções e aparece um erro ao efetuar o pagamento.
  3. 3. Como criar um botão de assinatura ou pagamento recorrente no meu site?
  4. 4. Como faço para testar minha integração com PayPal?
  5. 5. Como receber atualizações sobre o status de um pagamento?
  6. 6. Como personalizar a página de pagamento do PayPal?
  7. 7. Como utilizar PayPal como solução de pagamentos para o público fora do Brasil?
  8. 8. Como utilizar PayPal sem que o cliente tenha que sair da minha loja?
  9. 9. Como obter as credenciais para integração com PayPal?
  10. 10. O que significa o erro “Security header is not valid”?

Qual a forma mais simples e rápida de adicionar PayPal como solução de pagamentos?

A forma mais rápida para se adicionar PayPal como solução de pagamento, é a utilização do Website Payments Standard. Com ele, é possível utilizar um painel, dentro da conta do cliente, onde a criação do código do botão é toda automatizada, bastando apenas configurar o preço do produto e gerar o código do botão.

É possível gerar vários tipos de botão, como o Comprar Agora, Adicionar ao Carrinho e Assinar. Os links abaixo ilustram todo o passo de criação desses botões:


Adicionei um botão de pagamento com várias opções e aparece um erro ao efetuar o pagamento.

Quando se cria um botão com uma caixa de opções, é possível que a codificação de caracteres acentuados causem um problema na hora do checkout. Para resolver esse problema, basta que se remova os caracteres acentuados do botão. O vídeo abaixo ilustra como isso deve ser feito:

O link a seguir é de um tutorial que ilustra, passo a passo, como resolver esse problema: Botões com caracteres acentuados


Como criar um botão de assinatura ou pagamento recorrente no meu site?

Um pagamento recorrente, ou assinatura, pode ser criado de duas formas:

Utilizar Website Payments Standard é a maneira mais simples e rápida para se criar um pagamento recorrente, contudo, ela é limitada em alguns recursos. Caso seu caso de uso tenha alguns requisitos especiais, a API de pagamentos recorrentes é mais completa, mas demanda um profissional para a integração


Como faço para testar minha integração com PayPal?

A PayPal oferece aos desenvolvedores um ambiente específico para testes. O PayPal Sandbox é um clone do ambiente de produção. Lá, todas as opções existentes no ambiente de produção, estão disponíveis para serem testadas. A única diferença entre o ambiente de produção e o PayPal Sandbox é que, no PayPal Sandbox, os valores são fictícios.

Os links a seguir, são de um passo a passo, explicando a criação de uma conta no PayPal Sandbox, como testar as notificações de pagamento e como serão os emails recebidos pelos clientes:


Como receber atualizações sobre o status de um pagamento?

Em alguns casos, a aprovação, ou não, de um pagamento, pode acontecer em até 24 horas. Existem casos onde um pagamento vai para revisão, para garantir que se trata de um pagamento válido, e não de fraude. Por isso, a PayPal possui um serviço de notificação instantânea de pagamentos, onde, sempre que o status de um pagamento muda, o site recebe uma notificação.

É possível receber e manipular essa notificação em qualquer linguagem para web, bastando ter uma URL específica para o recebimento dessas notificações. Os links a seguir são de exemplos de código, em várias linguagens, ilustrando como deve ser feita essa integração


Como personalizar a página de pagamento do PayPal?

As páginas de pagamento da PayPal, podem ser personalizadas para se aproximar da identidade da loja e, assim, melhorar a experiência do usuário. Essa personalização pode ser feita via painel, apenas configurando os campos necessários. O link a seguir ilustra como essa personalização pode ser feita: Customizando a página de pagamento.


Como utilizar PayPal como solução de pagamentos para o público fora do Brasil?

Por determinação do Banco Central do Brasil, os brasileiros só podem receber de outros brasileiros utilizando o Real Brasileiro. Por isso, ao fazer a integração onde vários públicos deverão ser atendidos, inclusive o brasileiro, o botão de pagamento para o público brasileiro deverá, necessariamente, ter o valor em reais.

Nesse caso, caso um público estrangeiro vá comprar na loja, a PayPal oferece a conversão automática de câmbio, garantindo que o público estrangeiro pague utilizando sua moeda local.

Caso seja requisito da aplicação exibir o valor do produto utilizando uma moeda estrangeira, com uma conversão própria de câmbio, será necessário que a loja implemente internamente uma rotina para identificação da localização do cliente e exibição do botão utilizando o câmbio adequado. Se, nesse caso, estiver utilizando um botão do Website Payments Standard, será necessário a criação de um botão para cada localização. Outra alternativa é a utilização do Express Checkout, pois permite que os botões sejam criados dinamicamente pela aplicação da loja e, dessa forma, a variação de câmbio fica mais fácil.


Como utilizar PayPal sem que o cliente tenha que sair da minha loja?

No Brasil, os clientes deverão ser direcionados para o ambiente seguro da PayPal. O único caso onde é possível manter o cliente dentro da loja, abrindo uma janela popup para o pagamento, é quando a loja vende produtos digitais.

Nesse caso, a loja pode utilizar a API Javascript do Express Checkout para Digital Goods. O link a seguir ilustra como fazer essa integração: Vendendo produtos digitais com Digital Goods


Como obter as credenciais para integração com PayPal?

Com exceção do Website Payments Standard, onde o botão é gerado no painel do vendedor, todas as APIs da PayPal necessitam do uso de uma API para integração. Essas credenciais deverão ser utilizadas em todas as requisições feitas para a PayPal.

É importante notar que a PayPal possui dois ambientes: Ambiente de produção e PayPal Sandbox. Cada um desses ambientes possuem credenciais específicas, que não podem ser utilizadas no outro ambiente, ou seja, se a credencial tiver sido gerada no PayPal Sandbox, não será possível reutilizá-la no ambiente de produção, e vice versa.

Para obter as credenciais da API no ambiente de produção, basta seguir os passos descritos em um dos dois links abaixo:


O que significa o erro “Security header is not valid”?

A PayPal possui dois ambientes: Ambiente de produção e PayPal Sandbox. Cada um desses ambientes possuem credenciais específicas, que não podem ser utilizadas no outro ambiente, ou seja, se a credencial tiver sido gerada no PayPal Sandbox, não será possível reutilizá-la no ambiente de produção, e vice versa.

O erro “Security header is not valid” ocorre sempre que se tenta utilizar uma credencial inválida em um dos dois ambientes. Verifique se a credencial foi informada corretamente e se ela foi gerada para o ambiente onde a integração está sendo realizada. Ao corrigir a credencial, o erro deixará de ocorrer.

Outras referências

Além desses links, o site PayPal X Brasil contém diversos tutoriais, assim como um fórum, onde você poderá tirar dúvidas sobre qualquer tipo de integração, com qualquer API PayPal. Caso necessário, o email brasil@x.com também poderá ser utilizado para tirar dúvidas sobre a integração.